Você conhece design versátil infantil?
- THACO. A&A
- 18 de nov. de 2017
- 3 min de leitura
O mobiliário iniciou-se de forma intuitiva, para atender a necessidade do homem, e ainda ocorre quando há a necessidade de criar-se objetos para melhor conforto nosso. Olha que interessante essa tribo africana com as crianças sentadas em assentos ou cadeiras de materiais disponíveis no local!

Fonte: Instituto Lina Bo Bardi, em ORTEGA, 2008, p. 171
As cadeiras, ou melhor, os assentos tais como banquetas, bancos, cadeiras, etc. são as que têm maior estudo e desenvolvimento de criação entre os designers de móveis e arquitetos, a ponto de dar muita dúvida na hora de escolher, não é mesmo?
O mobiliário infantil vem sendo desenvolvido cada vez mais pensado na segurança e desenvolvimento motor e criativo da criança. Também, projetos com processo sustentável através da possibilidade de um consumo menor e aproveitamento do móvel nas diferentes idades, surgindo assim os mobiliários funcionais e dinâmicos.
Já comentei por aqui sobre a cadeira alta Tripp Trapp, da noruega Stokke, lembra? Fiquei tão impressionada com ela ao conhecer ao vivo e a cores na casa da Mamãe Plugada que me rendeu uma pesquisa e me questionar quão é legal este universo do design!
Olha que legal a descrição desta cadeira, e perceba como o pensar na inserção da criança na rotina da família é também essencial para um bom design:
A Tripp Trapp® é uma cadeira engenhosa que revolucionou a categoria de cadeira infantil em 1972, quando foi lançada pela primeira vez. Ela é projetado para caber até a sua mesa de jantar , trazendo seu bebê para o coração da sua família , permitindo -lhe para aprender e se desenvolver junto com você . O design inteligente e ajustável permite a liberdade de movimento, ajustável em altura e nos pés . Quando ajustado corretamente, garante que o seu fica em uma posição de assento confortável e ergonômica em qualquer idade.

Fonte: Site Stokke.com
Além de atender as várias idades, a empresa possibilita ao consumidor escolher várias cores e tecidos, possibilitando atender cada perfil e espaço de consumidor. Tudo isso traz a possibilidade de independência para a manipulação deles de acordo com sua idade e até mesmo na vida útil do mesmo.
Tem também outras empresas que trabalham com as cadeiras altas, que também possibilitam a customização:

Fonte: leander.com
Essa dinâmica de projetar um mobiliário para diversas idades pode ser vista em outros produtos, como por exemplo, este berço que ao mudar a posição no espaço transforma-se em cama já com proteção:

Fonte: tulipababy.com.br
Ou mesmo este outro que também pode virar uma cama, não é lindo?!

Fonte: tulipababy.com.br
Outro famoso berço é o da linha “Crescer” vendido em diversas lojas, ele possibilita transformar-se de moisés para berço, de berço para mini-cama e de mini-cama para poltronas.

Fonte: mercadolivre.com.br
Outro design diferenciado e pensado nesta mesma linha é a dinamarquesa Leander, alguns itens como berço que vira cama, a cadeira com o mesmo raciocínio da TrippTrapp.

Fonte: leander.com
Agora, não pude me conter com esse e o moisés de tecido! Tudo bem que ele é apenas um moisés mesmo, mas olha que conforto, design e lembra aquelas cabaninhas! Não é lindo?! Também é da designer Leander, com mobiliários interessantes.

Fonte: leander.com
É muito importante a escolha do mobiliário para o seu filho, isso toda a mamãe e papai intuitivamente já sabe:
“Há uma grande variável de dimensões corporais, entre as faixas etárias. Assim, o mobiliário com o qual a criança tem contato direto, não pode manter as mesmas proporções nos diversos tamanhos. Logo, este mobiliário deve ser adaptado para cada idade e estatura das crianças. O design de mobiliário infantil deve ter em conta as características dimensionais das crianças que o irão utilizar, para não comprometer seu desenvolvimento físico e não dificultar o processo de aprendizagem causado pela falta de concentração decorrente de um desconforto músculo-esquelético. OLIVEIRA (2013, p.4)”
Diante de tantas variações e a adequação antropométrica à criança, juntamente com os acabamentos e segurança, traz para este universo de móveis tais como: berço; cama; trocador; mesa e cadeiras; guarda-roupa; estantes; nichos e caixas para brinquedos. A escolha dos mobiliários pode ser pelo design que melhor atenderá o espaço a ser ocupado, a função e o perfil de onde for acomodado, facilitando na adequação do dormitório para cada idade. Pode - a primeira vista - ser considerado um valor alto, mas se colocar no papel por quanto tempo seu filho utilizará o móvel escolhido não valerá o investimento?!
Conte-nos qual a peça versátil que você adquiriu e se valeu a pena!
Até a próxima!
Thais Costa é arquiteta fundadora da THACO. , coordenadora de projetos, além de design e especialista em dormitórios montessoriano. Para entrar em contato com ela CLIQUE AQUI.
#quartosinfantis #dormitorio infantil #idadesdecriança #universoinfantil #leander #designinfantil #projetodedorm #oliveira #TrippTrapp #Stokke #tulipababy #mobiliario
Comments