top of page

ESCOLHA CERTO OS ACABAMENTOS PARA ESPAÇOS INFANTIS

  • Foto do escritor: THACO. A&A
    THACO. A&A
  • 17 de fev. de 2018
  • 3 min de leitura

Os espaços infantis geralmente são mais lúdicos e exigem mais conhecimento de técnicas e efeitos dos materiais aos outros ambientes convencionais residenciais, por isso, é de extrema importância contratar um arquiteto ou designer para este ambiente. O projeto, além de respeitar a antropometria da criança em suas diversas fases, precisa apresentar um espaço sensorial, em que a criança, seja estimulada, se sinta segura e também que seja saudável de se viver. Conciliar esses aspectos é o desafio do profissional contratado.

Segundo os parâmetros básicos do Ministério da Educação, MEC (2006, p.33) sobre os projetos nos ambientes escolares, e o mesmo se aplica para os dormitórios infantis:

Esses ambientes podem ser construídos com grande variedade de materiais e acabamentos, valorizando efeitos texturais que possam introduzir ou reforçar conceitos como áspero/liso, duro/macio, cheiros e sons diversos, numa tentativa de refinar as percepções sensoriais da criança (visão, audição, olfato, paladar).

Para a escolha dos materiais, devem-se levantar diversos fatores para decidir o que será aplicado, tais como: características térmicas, durabilidade, facilidade de manutenção, racionalidade construtiva e materiais saudáveis ao ambiente, ou seja, aquele que não emitam compostos voláteis para o espaço, principalmente se esse for fechado, por isso, conhecer a matéria-prima do que está sendo proposto é fundamental.

Deve-se evitar a utilização de materiais que possam gerar poluição, notadamente em ambientes internos com pouca ventilação, tais como amianto, cortinas, tapetes e forrações, colas e vernizes que liberem compostos orgânicos voláteis (MEC, 2006, p.32).

Para que a criança tenha liberdade de experimentar e criar, os materiais têm que ser resistentes e de fácil limpeza. Por exemplo, nas paredes o ideal é que seja aplicado papel de parede ou tinta lavável já disponível no mercado, bem como que sua textura seja lisa, para que não acumule sujeiras, mofos e risco de machucados para a criança.

Parede Limpeza Fácil: Papel de Parede

FONTE: https://www.bemcolar.com/papel-de-parede-infantil-triangulos-tons-de-cinza-e-verde.html

No piso, pode usar carpetes antialérgicos, pisos vinílicos, pisos laminados, em caso de piso cerâmico. o mínimo de juntas para não acumular sujeira e nem umidade.

Tapete Antialérgico Lorena Canals

FONTE: http://www.coelhonalua.com.br/tapete-lorena-canals-azul-hippy

Piso Vinílico Tarkett

FONTE: https://home.tarkett.com/en_EU/collection-C000081-exclusive-300-play

Também, evitar acabamentos que machuquem tais como o vidro, junções em 45° cortante, com asperezas gritantes, bem como aqueles que possam causar alergias. Neste caso, o arquiteto tem por obrigação se informar com o cliente, prevenindo o tipo de cortinas, tapetes e demais tecidos que possam causar desconforto para a criança.

Dormitório Seguro

Fonte: http://fashionistaskids.blogspot.com.br/2016/01/ameise-moveis-infantis-com-design.html#.Woh3TExFyhc

Um exemplo de preocupação com acabamento e segurança são esses produtos descritos de forma que o consumidor adquira-o ciente do que está comprando:

Descrição de móvel infantil para venda, baú

Fonte: meumoveldemadeira.com.br

O produto descreve rodízios, tinta atóxica e cantos arredondas como ponto positivo, e por outro lado alertam para os parafusos amostra.

O mesmo para a cama vendida na mesma loja:

Descrição de cama infantil

Fonte: meumoveldemadeira.com.br

Neste caso, a cama é descrita com foco na segurança e na possibilidade de adequar à criança maior.

É essencial que os materiais estimulem os sentidos, como o tato, olfato, visão, através de suas cores, texturas, formas, possibilitando “explorar com as mãos e com a mente” (MEC, 2006). Como também é essencial assegurá-los em sua saúde e segurança.

Quando pensar no dormitório do seu filho, coloque-se no lugar dele, imaginando possibilidade de riscos e também liberdade segura para que ele alcance objetos sem se machucar, ajudando em seu desenvolvimento e curiosidade.

Se mesmo com todas essas dicas você ainda tem dúvida, a THACO. PROJETO desenvolve o quarto da sua criança, com exclusividade, respeitando seu orçamento e as condições do ambiente e da sua família. Caso tenha dúvida pontual, a THACO. CONSULTORIA pode lhe atender para esclarecer, podendo ser on-line! Entre em contato AQUI!

Thais Costa é arquiteta fundadora da THACO. , coordenadora de projetos, além de design e especialista em dormitórios montessoriano.

Comments


  • Facebook THACO.
  • Instagram da THACO.
  • Pinterest THACO.
  • THACO. no youtube

Increva-se e receba todo conteúdo que a THACO. prepara para você!

Escritório de arquitetura THACO.

© 2018 by THACO. Marketing

bottom of page