top of page

VEGETAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO: Promovendo o bem-estar!

  • Débora Vitti
  • 29 de abr. de 2018
  • 3 min de leitura

Atualizado: 1 de out. de 2019


Ainda é pouco comum as empresas, comércios e escritórios inserirem em seu ambiente de trabalho espaços verdes e/ou cultivo de vegetação em seus interiores e exteriores. Passamos uma grande parte de nossas vidas trabalhando, então, porque não deixamos esse ambiente mais confortável e conciliamos trabalho com bem-estar?

O dia a dia muitas vezes pode ser estressante. A rotina, o caos da correria, o trânsito, os prazos, com o tempo, isso pode acabar prejudicando a saúde e elevando o nível de estresse. Quando trabalhamos em um ambiente aberto e com elementos vivos, essa perspectiva muda um pouco. Um ambiente agradável prende muito mais a nossa atenção, fazendo com que a permanência seja maior, ao contrário de um espaço monótono e fechado.

Fonte: Dabus

Quando inserimos ao nosso redor elementos vivos, criamos uma atmosfera mais limpa, mais harmônica e relaxante. As plantas, em seu processo de fotossíntese, liberam oxigênio, purificam os gases poluentes do ar e consequentemente, aumentam o bem-estar e a concentração.

Fonte: The Greenest Post

Muito já se ouviu falar das áreas de lazer das grandes empresas, como Google, Facebook, Netshoes, entre outras, que contam com espaços para jogos, puffs, salas de massagens, piscinas, academias e afins. Esse tipo de investimento é excelente para empresas em que a base de produção é a criatividade! Não estamos falando deste tipo de bem-estar aqui neste post, mas algo voltado para os sentidos e a desconexão da correria.

Fonte: Meus Miolos

Um refeitório e uma área de lazer externa com um layout bacana, uma decoração simples e envolvente e espaços verdes integrados, já é mais que o suficiente para criar uma atmosfera diferente na empresa, comercio ou escritório. As cores, bem como os cheiros, provocam sensações que podem auxiliar na produção dos funcionários, como o azul para harmonia e produtividade e o verde para equilíbrio e criatividade. O silencio e os sons da natureza (como pássaros e o vento), transmutam o pensamento cansativo da pessoa, para algo positivo.

Fonte: Casa Abril

Esses elementos e energias associados, facilitam a socialização dos funcionários, a paz interior e renovam os pensamentos para uma melhor produtividade e saúde dos mesmos. Isso vale tanto para os refeitórios e áreas de descanso, como para salas de reunião, de espera, de produção e fachadas, criando um ambiente descontraído e tornando-se um diferencial.

Fonte: Construtora Polski

Fonte: Casa Abril

Mas afinal, como usar plantas no ambiente de trabalho?

Das mais diversas formas! Tudo depende do estilo da empresa, da rotina, da iluminação e como quer integrar isso com o cotidiano dos funcionários. Para uma área de lazer externa, onde é possível ficar sentado ao ar livre, apreciando a paisagem, árvores floridas como Ipês, o Manacá-da-Serra (Tibouchina mutabilis), Resedá (Lagerstroemia indica) e até as ornamentais como a Árvore-do-Viajante (Ravenala madagascariencis); arbustos, árvores frutíferas, e palmeiras ornamentais como a Palmeira Azul (Bismarckia nobilis) ou a Palmeira Garrafa (Hyophorbe lagenicaulis), criam um ambiente florido, com aromas agradáveis, com diferenças de altura que despertam sensações, além de aumentarem a flora local.

Ipê Amarelo

Palmeira Azul

Para interiores, apostar em plantas de sombras e perenes. As rasteiras são opções muito interessantes para criar caminhos nos ambientes de produção e por toda a circulação da empresa. Em composição com vasos de plantas médias e palmeiras, tais como a Licuala (Licuala grandis) e a Areca-Bambu (Dypsis lutescens), bem como composições com bambus, o efeito fica incrível!

Fonte: Containers AS

As paredes verdes não podiam faltar! Quando bem planejadas e executadas, essas paredes criam um efeito visual único. Podem ter sistema de auto irrigação, diminuindo o cuidado semanal, climatizam o ambiente e valorizam o imóvel. É necessário se prevenir com a impermeabilização, já que a umidade pode causa danos na parede de sustentação, mas as vantagens valem a pena o cuidado redobrado.

Fonte: Pariz Ambientes

Além das empresas e escritórios, em comércios onde a permanência é maior, vale muito a pena investir em estratégias que incentivem a continuidade e retorno dos clientes. Espaços sustentáveis, floridos e com vida, chamam a atenção dos que visitam, e tornam-se memoráveis!

Fonte: ArchDaily

Não posso deixar de enfatizar o quanto é importante o planejamento para o paisagismo, principalmente para ambientes internos. É necessário o estudo para transmitir aquilo que realmente é desejado, incorporando as condições locais e climáticas com as espécies adequadas.

Para isso, a THACO. PAISAGISMO faz uma visita até o local e analisa as preferencias, rotinas e circunstâncias locais, para o desenvolvimento do projeto adequado, incorporando as necessidades dos funcionários e dialogando com a arquitetura existente.

Débora Vitti é arquiteta e paisagista da THACO. PAISAGISMO. Para entrar em contato e saber mais, CLIQUE AQUI.

 
 
 

Comments


  • Facebook THACO.
  • Instagram da THACO.
  • Pinterest THACO.
  • THACO. no youtube

Increva-se e receba todo conteúdo que a THACO. prepara para você!

Escritório de arquitetura THACO.

© 2018 by THACO. Marketing

bottom of page