top of page

TURQUIA: CULTURA, ARQUITETURA E URBANISMO EM SÉRIE - cap. 02 – O PALÁCIO DE DOLMABAHCE

  • Foto do escritor: Zahra Hedjazi
    Zahra Hedjazi
  • 2 de nov. de 2017
  • 2 min de leitura

Atualizado: 15 de out. de 2019


Localizado em Istambul, o Palácio de Dolmabahce é uma visita inesquecível. Uma experiência arquitetônica impossível de descrever em sua totalidade. Dariam teses de mestrado e longos anos de estudo até compreender, de forma ainda que superficialmente, o que está por trás de tamanha grandeza. O que mais me deixa encantada é que toda a vida está em movimento na arquitetura, e apesar de hoje ser um local de visitação e contemplação, é possível sentir através dos cômodos a energia dos conflitos familiares, a estrutura unifocal representada pelo Sultão e a riqueza refletida aos mínimos detalhes. É até difícil de acreditar que tudo aquilo é real, se não fossem o desgaste claro dos tapetes pisados, das cortinas por várias vezes abertas e pelas roupas de cama gastas.

Vista aérea do Palácio em Istambul

Palácio de Dolmabahce visto pelo Estreito de Bósforo

Com uma vista incrível para o Estreito de Bósforo, o local era um espaço onde ocorreram diversos eventos históricos do século XVII. O Palácio de Dolmabahce demorou 13 anos para ser construído pelo 31º Sultão e foi habitado por mais 6 sultões até a queda do Império Otomano e é a representação majorada de uma casa tradicional turca com a arquitetura característica do século XIX, e é o maior Palácio da Turquia.

Foto externa do palácio

Foto externa do palácio

Os jardins do Dolmabahce

Os Belos Jardins de Dolmabahce

Os jardins do Dolmabahce

Os jardins do Dolmabahce

A área possui 110 mil m² de terreno com 45 mil m² de área edificada e foi construída com 35 toneladas de ouro. Possui 285 quartos, 44 salões sociais, 68 banheiros e 6 banhos turcos. O Palácio é divido em 3 grandes blocos: Mabeyn-i Hümâyûn (ou Selamik, reservado para os homens), o Muayede Salonu (o salão de cerimônias) e o Harem-i Hümâyûn (os apartamentos reservados para a família do sultão). Isso sem considerar a Mesquita que faz parte do complexo.

Vista frontal do Muayede Salonu

O palácio possui uma quantidade incalculável de pedras extremamente caras como o Alabastro Egípcio, Mármore Mármara e Pórfiro de Pérgamo em todo o seu corpo de revestimento. As paredes por dentro são de tijolos e os pisos todos em madeira e recebeu o sistema de eletricidade e aquecimento apenas em 1910. Além disso está decorada com 220 obras de arte pintadas a óleo por grandes Nomes e possui 131 tapetes gigantes em seda.

Fotos internas - não existem muitas pois não é permitido tirar foto dentro do palácio

Inesquecível, inesquecível, inesquecível. Não é aceitável visitar Istambul sem conhecer o Dolmabahce! E no final do passeio, não deixe de tomar um belo café, ou comer uma leve salada com uma vista que é difícil encontrar por aí.

Vista do restaurante turístico do Palácio

Em breve o capítulo 3 da TURQUIA: CULTURA, ARQUITETURA E URBANISMO EM SÉRIE. Até breve!

Fontes:

Fotos internas - https://viagemeturismo.abril.com.br/atracao/palacio-dolmabahce/

https://papo-viagem.blogspot.com.br/

Site oficial: http://www.millisaraylar.gov.tr/

Zahra Costa é arquiteta da THACO. São Paulo, Campinas e Região, CO-Fundadora da THACO. Para entrar em contato com a arquiteta Zahra Costa CLIQUE AQUI.

Comments


  • Facebook THACO.
  • Instagram da THACO.
  • Pinterest THACO.
  • THACO. no youtube

Increva-se e receba todo conteúdo que a THACO. prepara para você!

Escritório de arquitetura THACO.

© 2018 by THACO. Marketing

bottom of page