TURQUIA: CULTURA, ARQUITETURA E URBANISMO EM SÉRIE - cap. 03 – AS CIDADES SUBTERRÂNEAS DA CAPADÓCIA
- Zahra Hedjazi
- 10 de dez. de 2017
- 3 min de leitura
Atualizado: 15 de out. de 2019
Você já ouviu falar nas incríveis cidades subterrâneas da Capadócia? Não se trata apenas do hábito de morar nas pedras, mas sim da existência de “prédios verticais subterrâneos”!!! Confesso que estive na Capadócia e foi uma grande surpresa descobrir que isso existe. A cidade que eu visitei foi a de Derinkuyu, uma das mais interessantes, pois possui quase 85 m de profundidade e 52 túneis de ar verticais inacreditáveis.

Foto 01 – Vila da Cidade de Derinkuyu
Buscando informações no site da turismo-grecia, pude encontrar as informações que recebemos lá na visita guiada:
“Ainda não se sabe quando a construção das cidades subterrâneas da Capadócia começou, mas com certeza datam de volta do quinto século antes do Cristo, porque o grego Xenofonte (430-355 AC) fez referência a estas cidades em seu livro "Anavasis". Em particular, ele falou sobre aldeias subterrâneas, com entradas muito estreitas que pareciam ser uma abertura de poço. Ele também diz que os quartos estavam abertos e que os animais (ovelhas, cabras), também eram mantidas no subsolo e saiam por meio de túneis especiais. As entradas para estes túneis eram escondidas e as pessoas usavam escadas para chegar às salas dos animais. De acordo com Xenofonte, os habitantes das vilas subterrâneas, produziam cerveja feita de cevada e vinho, de muito boa qualidade.”

Foto 02 – Corte Esquemático para entendimento da profundidade da Cidade Subterrânea
O que se imagina é que como a região sofria diversos ataques de invasões, o povo costuma-se migrar para as cidades subterrâneas quando estavam em perigo. No total, foram descobertas 36 cidades subterrâneas e imagina-se que sejam interligadas umas às outras.

Foto 03 – Planta Esquemática do primeiro pavimento da Cidade Subterrânea
“Os estábulos dos animais estavam no primeiro andar das cavernas, perto da entrada. Salas de jantar, cozinha com fogões de pedra, quartos, banheiros, poços sépticos, capelas, salões para colocar os mortos temporariamente, antes de enterrá-los, e as adegas foram construídos ainda mais profundos. Os quartos eram climatizados através de longas chaminés que também permitiam o acesso de um nível para outro. As lâmpadas de óleo eram utilizadas para a iluminação e falsos poços foram construídos para evitar o envenenamento de água pelos inimigos. Eles também costumavam derramar óleo fervido para os inimigos que tentavam passar pelos corredores.”

Foto 04 –Marco de entrada da Cidade de Derinkuyu
A cidade de Derinkuyu que está localizada a 25 km de Nevsehir e era conhecida no passado como Malahopea ou Melegop. Nós visitantes podemos apenas entrar nos primeiros níveis que tem 40 metros de profundidade. Historiadores relatam que “a cidade é uma das maiores cidades subterrâneas, composta por onze andares e deveria ter sido habitada por cerca de 10.000 pessoas. O primeiro andar abriga uma adega, algumas salas de estar, uma igreja, um estábulo e uma escola missionária.”

Foto 05 – Os corredores estreitos da Cidade de Derinkuyu
Os registros de civilização surpreendem quem visita este lugar. Fique imaginado como essas cidades eram concebidas e projetadas. Além disso, como eram feitas essas escavações perfeitas. Me surpreendi com as portas de pedra e não consigo imaginar como eram abertas e fechadas devido ao peso.

Foto 05 – Portas de bloqueios de acesso dos inimigos
Os Shafts também surpreendem, pois não é possível entender como foram feitos na época, sobretudo em função das profundidades extremamente significativas, que chegavam a 80 metros. Além disso, viabilizam um fluxo de circulação de ar que exigia um grande conhecimento de engenharia, o que demonstra que essa civilização era bastante avançada em conhecimentos e técnicas construtivas.


Foto 07 – Divisão de ambientes internos

Foto 08 – Cômodos internos das casas interligadas umas às outras
Nas pequisas que fiz, encontrei um vídeo super bacana no canal do Youtube Loucos por Viagens. Então, deixo aqui o link para quem quiser conhecer mais desse incrível lugar.
Fontes:
Canal louco por viagens
Site do Turismo Grécia:
http://www.turismogrecia.info/guias/turquia/as-cidades-subterraneas-da-capadocia
Comments