A REINVENÇÃO DO CONTEINER: DO MAR PARA OS GRANDES CENTROS URBANOS
- Zahra Hedjazi
- 8 de abr. de 2018
- 4 min de leitura
Atualizado: 15 de out. de 2019
Muito comum na Europa e no Japão, os Conteiners, como método construtivo, ganharam mais espaço na arquitetura brasileira a menos de 1 década. Ainda surpreendem por onde se instalam, apesar de estarem no mercado desde a década de 80, os Conteiners são soluções modernas, criativas, além de custarem bem menos que uma construção convencional.
"O maior shopping de containers do mundo provavelmente esteja localizado em Christchurch, cidade situada na Nova Zelândia que utilizou conteineres para se reinventar rapidamente após um trágico terremoto", conta o site ConteinerSA.

Start, Nova Zelândia - http://www.containersa.com.br/
O espaço dispõe de mais de 5o conteiners, com grande marcas centenárias, que fizeram questão de marcar presença no empreendimento. Já é uma grande tendência mundial, e atualmente já se pode ver registros desse tipo de construção em qualquer grande cidade do mundo e provavelmente será o mais comum método para centros de compras e outlets nos próximos anos, visto a possibilidade de reprojetar rapidamente espaços. Os estudos de viabilidade comercial passam a ter impactos menos onerosos, pois permite se reconfigurar, caso necessário, já que não mais imobiliza o capital em terreno de terceiros.

Start, Nova Zelândia - http://www.containersa.com.br/
Mas porque investir num projeto assim?
Os Conteiners estão vindo com tudo não só para construções temporárias, como canteiro de obras, stands e feiras, mas também em residências de todos os tipos, escritórios, co-woking. e comércios em geral. Trata-se de uma alternativa sustentável, de rápida implantação, com facilidade de deslocamento, além de ser altamente personalizável e possuir facilidade de expansão do projeto.
Existem muitas vantagens em optar por um Conteiner, mas sempre é importante conhecer o fornecedor, pois é preciso que a empresa apresente laudos de habitabilidade, de descontaminação contra agentes químicos, biológicos e radiativos.
Há uma infinidade de possibilidades. O Café Conteiner localizado no bairro do Cambuí em Campinas, é um grande exemplo de charme, bom gosto, contemporaneidade e aconchego.

Café Conteiner, Cambuí, Campinas - SP - http://www.cafecontainer.com.br/
A composição com um paisagismo bem projetado e executado, somado a uma bela iluminação, garantem a integração de sucesso do elemento industrial com a paisagem urbana, produzindo um clima único e moderno. Talvez essa seja o grande "pulo do gato" para quem quer usar do padrão construtivo como alternativa conceitual e fazer a diferença, enquanto ainda parece uma novidade.

Café Conteiner, Cambuí, Campinas - SP - http://www.cafecontainer.com.br/
A rede Madero foi uma precursor no padrão desses projetos replicáveis para o projeto de franquia de sucesso, o que sem dúvida permitiu a rápida expansão da rede, gastando pouco em locação de imóveis. Já falamos em um dos nossos posts, sobre o peso do aluguel na costa de viabilidade (para ler mais clique aqui) e esse tipo de modelo reduz custos de locação, visto que não incorpora a área construída.

Madero Conteiner - Americana - SP - https://www.restaurantemadero.com.br/
Mais uma vez, o projeto capricha na iluminação e paisagismo, proporcionando aos consumidores um clima agradável de integração com a natureza, o que demonstra o sucesso do projeto, já que sem dúvida, se fôssemos imaginar esse conceito há anos, não iríamos associar esse tipo de uso a um espaço confortável e sem grandes impactos ambientais.
Algumas grandes redes já estão testando novos padrões, incorporando o padrão construtivo sustentável, sobre tudo as que possuem o slogan de "empresa ambientalmente correta" e em breve será cada vez mais comum composições mistas com o uso do conteiners.

Starbucks Drive-Thru Conteiner, USA. https://www.starbucks.com.br/
"Os designs das nossas lojas têm raízes em nosso legado do café e em nossas metas de gestão ambiental e envolvimento com a comunidade do Starbucks™ Shared Planet™. Por isso, eles refletem o caráter dos arredores de uma loja e ajudam a reduzir os impactos ambientais." - explica o conceito sustentável da Starbucks, no site brasileiro, apesar de ainda não haver nenhum unidade nesse formato no Brasil.
Assim, começamos a nos acostumar com esse visual cada vez mais comum em barbearias, padarias, cafés, bares, quiosques diversos e muitos outros serviços que exigem padronização, agilidade de execução e baixo custo. Mas é preciso alertar a importância de avaliar o local, condições climáticas, posicionamento no terreno, ou seja, tudo que um projeto de arquitetura exige. É preciso que não se confunda os moduláveis Conteineirs com os móveis "Trucks", pois em nada se assemelham no que diz respeito à técnica construtiva e projeto.

Boutique Coca-Cola, USA.
Dimensionar o projeto e elaborá-lo com cuidados especiais é fundamental para viabilizar o sucesso do negócio, pois caso contrário, o que deveria ser sustentável e econômico, pode se tornar uma grande frustração em função de possíveis custo de energia elevados. Vale ainda lembrar como dito anteriormente, que se o fornecedor não estiver de acordo com os padrões de sustentabilidade, pode estar produzindo um Conteiner com baixa durabilidade e com riscos aos usuários e ao meio ambiente.

Franquia brasileira Tokiomaki - http://www.tokiomaki.com.br/
Então, após a contratação de uma boa empresa de execução e fornecimento, é possível sonhar com as inúmeras possibilidades. Existem diversas ideias já executadas pelo mundo. Se esse é um dos seus planos, comece já a pesquisar os pós e contras, pesquisando sobre o que dizem os usuários e fornecedores, e inicie o seu negócio com o pé direito no que há de novidade e sustentabilidade. Quem sabe o próximo Conteiner não é o seu?

* Com estilo hi-lo e uma pegada sustentável, a THACO. trabalha com reuso de materiais e mobiliários afetivos, assim como o mix- com harmonia- de peças de estilos e idades diferentes. Sempre alinhando com o custo de investimento disponível. Estamos prontos para surpreender.
Comments